sexta-feira, 30 de maio de 2008

Demografia da Alemanha


A Alemanha é o segundo país da Europa em população, superado apenas pela Rússia. A afluência à zona ocidental de alemães de outros pontos do país e de imigrantes de diferentes nacionalidades, assim como a tendência ao estancamento do crescimento vegetativo, têm sido as principais características da evolução demográfica.
A maior parte da
população descende de diversos grupos germânicos que se estabeleceram na região centro-européia no primeiro milênio antes da era cristã. Esses grupos partilhavam a mesma língua, embora expressa em muitos dialetos, mas apresentavam características étnicas heterogêneas que se acentuaram ao longo da história em conseqüência da fusão com outros povos, como os celtas e os eslavos.
Na moderna Alemanha, as diferenças humanas e lingüísticas das várias regiões se atenuaram, embora a prolongada divisão política tenha gerado certas peculiaridades culturais que distinguem os alemães do leste daqueles do oeste. A chegada de imigrantes à
Alemanha ocidental na segunda metade do século XX compensou as perdas humanas ocasionadas pela Segunda Guerra Mundial, estimadas em cerca de três milhões de pessoas, na maioria jovens do sexo masculino.

A interrupção do crescimento da população e mesmo a redução desta se incluem entre as características mais notáveis da evolução do país nas últimas décadas do século XX, tanto na zona ocidental como na oriental. Isso se traduz num envelhecimento da população, isto é, no aumento dos grupos de idade mais alta em relação à população jovem, em conseqüência dos baixos níveis de natalidade e do prolongamento da expectativa de vida.
Alguns dados:
Composição Da População: alemães 95%, turcos 2%, outros 3% (censo de 1996).Crescimento Demográfico: 0,1% ao ano (1995-2000)Taxa De Analfabetismo: menor do que 5% (censo de 2000).Renda Per Capita: US$ 26.570 (em 1998).

Composição Política da China


Desde a fundação, a República Popular da China tem persistentemente aplicado uma política diplomática de independência, de autonomia e de paz, e tem desenvolvimento ativamente, baseado nos cincos princípios de coexistência pacífica, relações amistosas de igualdade e benefício recíproco com diversos países do mundo, reforçado a unidade e a cooperação com os países do terceiro mundo e se opõe ao hegemonismo em prol da paz mundial.

Nos últimos 20 anos, a China tem obtido notáveis êxitos na reforma do âmbito econômico, o que é reconhecido por todo o mundo. Porém, ainda sabe-se pouco sobre o progresso da reforma no âmbito político. Até existe mal-entendimento de alguns amigos estrangeiros neste aspecto. A este respeito, na plenária anual da Assembleia Popular Nacional recém-encerrada, a nossa reportagem entrevistou o vice-secretário-geral do Comitê Permanente da APN, Zhou Chengkui e outros representantes à reunião. Eles expuseram o processo da reforma política nos últimos 20 anos, partindo do ângulo do aperfeiçoamento do sistema da APN e a intensificação de seu papel.
Como você sabe, o sistema político essencial é sistema da Assembleia Popular Nacional. Neste sentido, o constante aperfeiçoamento do sistema da APN pode refletir realmente o processo da reforma política da China. E o sistema da APN adota forma dos países modernos - os cidadãos elegem seus representantes para constituir o órgão do poder nacional para exercer o poder da administração do País. Desde a primeira plenária da primeira legislutra da APN realizada em 1954, o sistema da APN já completou 50 anos.
Porém, só nos últimos 20 anos, este sistema vem se aperfeiçoando constantemente. O final da década de 70 do século passado é um importante período tanto para toda a China como para o sistema da APN. Em fins de 1978, o País começou a aplicar a política de reforma e abertura, no ano seguinte, foi revisada a Lei das Eleições, ampliando a esfera da eleição direta dos representantes da APN, do nível da comarca e vila para o distrital. Ao mesmo tempo, a Lei das Eleições ainda determina o princípio da eleição seletiva. Estas mudanças fazem importante parte da reforma política do País.

“Para acelerar os passos da legislação, a Constituição revisada em 1982 estipula que a APN e seu Comitê Permanente exercem conjuntamente o poder legislativo estatal. Excepto as leis básicas que são elaboradas pela APN, outras leis são elaboradas pelos comitês permanentes. De 1979 para cá, entre 411 leis e decisões relacionadas à lei já formuladas, a maioria foi elaborada pelos comitês permanentees. Sem esta revisão da Constiuição, não teriamos os mesmos sucessos no sistema da legalidade. ”
Nos últimos 20 anos, as assembleias populares regionais e seus comites permanentes elaboraram num total 9.000 leis e regulamentos locais.

Composição Política da Alemanha


A Alemanha é uma federação democrática e parlamentária, cujo sistema político é definido na constituição (Grundgesetz) de 1949 (com emendas). Possui um sistema parlamentário, no qual se elege o chefe de governo, chamado de Bundeskanzler (chanceler federal).
O parlamento, denominado Bundestag (assembléia federal) é composto por eleições a cada quatro anos por voto popular e um complexo sistema que combina a representação direta e proporcional. Os 16 estados federais (Bundesländer) são representados pelo Bundesrat (conselho federal). Ocasionalmente há conflitos entre o Bundestag e o Bundesrat, que criam dificuldades administrativas.
A função do chefe de estado é cumprida pelo Bundespräsident (presidente federal), cujos poderes se limitam - na maioria - a tarefas representativas e cerimoniais. O Bundespräsident é eleito pela Bundesversammlung que é composta por todos os deputados federais do Bundestag e um número igual de representantes dos Estados da Alemanha.

O Poder Executivo - é encabeçado pelo chanceler federal (Bundeskanzler), como chefe de governo, equivalendo este cargo ao do primeiro-ministro de outros regimes parlamentaristas. O presidente federal (Bundespräsident) exerce a função de chefe de Estado. O Poder Legislativo federal possui duas casas: o Bundestag (parlamento federal) e o Bundesrat (conselho federal). O Poder Judiciário tem como instância máxima o Tribunal Constitucional Federal (Bundesverfassungsgericht).
A Presidência – Apesar de, como chefe de Estado, o presidente possuir algumas atribuições executivas, seu papel é quase apenas simbólico. A Lei Fundamental (Grundgesetz) ou Constituição Federal (Bundesverfassung) lhe garante a competência de assinar acordos e tratados internacionais, mas a política externa cabe ao governo, chefiado pelo chanceler federal.

O Governo Federal – No regime parlamentarista alemão, o poder Executivo convive diretamente com o Legislativo, pois o chanceler federal e seus ministros são, em geral, igualmente deputados e freqüentam quase que diariamente as seções plenárias.

O Poder Legislativo – O Parlamento alemão chama-se Bundestag. Seus deputados são eleitos de quatro em quatro anos. Os eleitores alemães votam através de um sistema distrital misto. Na hora de votar, os eleitores dão dois votos. No primeiro, escolhem um candidato distrital. Cada partido tem direito a lançar um nome por distrito ou zona eleitoral. No segundo, votam num partido (voto de legenda).

Estados e municípios – Quanto à organização política dos Estados e municípios alemães, cabe ressaltar que ela repete, nestas esferas, o sistema parlamentarista. Ou seja, em sua maioria, governadores e prefeitos são eleitos, respectivamente, pelas assembléias legislativas e pelas câmaras municipais, e não pelo voto direto dos eleitores. Somente na década de 90, algumas cidades começaram a experimentar o voto direto para prefeito, em dois turnos. Colônia é uma delas.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Localização Geográfica da China


Localizada no norte do Hemisfério oriental, a China está situada na parte oriental do continente asiático e na costa oeste do Oceano Pacífico. Possui o terceiro maior território do mundo.
De norte a sul, o território da China estende-se por cerca de 5500 quilômetros desde a linha central do canal principal de navegação do Rio Heilong, a norte da vila de Mohe, na província de Heilongjiang, até ao recife de Zengmu das Ilhas Nansha no Mar do Sul da China (perto da latitude 4º N). De oeste a este, a China estende-se por 5 200 quilômetros, do Pamir a oeste do distrito de Wuqia na Região Autônoma Uygur de Xinjiang até ao ponto onde os canais principais de navegação dos rios Heilong e Wusuli se juntam, no distrito de Fuyuan, na província de Heilongjiang. A diferença horária entre os extremos oeste e este do País é ligeiramente superior a quatro horas.

Localização Geográfica da Alemanha


A Alemanha estende-se desde as altas montanhas dos Alpes (o ponto mais elevado é o Zugspitze com 2 962 m) no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte (o ponto mais baixo é o Neuendorfer/Wilstermarsch, com -3.54 m), atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.A República Federal tem fronteiras a norte com a Dinamarca, a leste com a Polónia e a República Checa, a sul com a Áustria e a Suíça e a oeste com a França, o Luxemburgo, a Bélgica e os Países Baixos.